Santuário de Fátima
Espaço de reflexão e de oração, o Santuário de Fátima nasce do pedido realizado por Nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos aquando da aparição de 13 de outubro de 1917: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário.” Em 1919 foi então erguida a Capelinha das Aparições, no exato local onde a Senhora apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta.
Desde essa data, o número crescente de peregrinos levou à edificação do Santuário, com diferentes espaços de culto e oração. Assim, juntamente com o pedido feito por Nossa Senhora, foi construída a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1928 e projetada pelo arquiteto Gerardus Samuel van Krieken, destacando-se pela sua elegância neobarroca e pela torre sineira que domina a esplanada.
A Basílica da Santíssima Trindade, obra do arquiteto Alexandros Tombazis, veio completar o conjunto monumental do Santuário, simbolizando a modernidade e a universalidade da fé. De traço contemporâneo e linhas depuradas, este templo foi concebido para acolher grandes celebrações e traduz uma visão de espiritualidade aberta, simples e luminosa. A sua conceção estrutural e simbólica tem sido amplamente reconhecida, afirmando-a como uma das mais relevantes obras da arquitetura religiosa contemporânea em Portugal.
Templo mariano e centro de peregrinação, o Santuário de Fátima é, assim, a memória viva das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

