Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival
Na noite de 13 de agosto de 1917, os três Pastorinhos de Fátima estiveram na casa do enfermeiro Augusto Monteiro Batalha e da sua esposa, Dona Virgínia Nicolau. Ali assistiram às festividades religiosas que decorriam em honra da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
“Brincaram as crianças de Fátima com os meus filhos e outros rapazes durante dois dias, tendo sido avistadas por bastantes pessoas, algumas delas de categoria social; e, na noite do dia 13, estiveram às janelas da moradia do falecido enfermeiro Augusto Monteiro Batalha e de sua esposa, Sra. Dª Virgínia Nicolau (…).”
Fonte: Santos, Artur de Oliveira (1951, 20 de julho). Em legitima defesa. Republica.
Henrique Oliveira Santos referiu que a procissão foi a de Nossa Senhora da Piedade, festa anual em Vila Nova de Ourém e que quase sempre se celebrava em Agosto, e que foi presenciada da varanda do primeiro andar da casa do senhor Monteiro Batalha, que ficava situada na Praça da República, hoje Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida.
Fonte: LAXE, Manuel Eládio. As Duas Faces de Fátima. Editorial Império. Lisboa, 1987, p. 133.
Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival
Os Pastorinhos na casa da Senhora Emília
Jacinta Marto sepultada no Cemitério Municipal
Jacinta Marto no Hospital de Santo Agostinho
Os Pastorinhos na Casa do Administrador
O Administrador e os Pastorinhos, encontros para a História!
O Batismo dos Pastorinhos na Igreja Paroquial de Fátima
Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos
Os Pastorinhos na Cova da Iria