Aljustrel “no início do século tinha cerca de vinte e cinco fogos e a sua população não excedia os cento e trinta habitantes.” “A agricultura era a principal fonte de produção. (…) A pastorícia, como actividade complementar da agricultura, assumia neste período grande importância e quase todas as famílias tinham o seu pequeno rebanho de ovelhas.”

Fonte: ABRANTES, Joaquim Roque; PINTO, Manuel Serafim e CARVALHO, Maria Palmira. Aljustrel uma Aldeia de Fátima. Santuário de Fátima. Fátima.1993, p. 20 e 112.

 

As casas onde nasceram os Pastorinhos de Fátima conservam a sua estrutura primitiva (1). As duas casas possuem piso único, com paredes de pedra calcária caiadas de branco. Os interiores, compostos por cozinha, sala, quartos e arrumos, apresentam mobiliário, algum de época, que recria os cenários da infância dos Pastorinhos.

(1) As casas dos três Pastorinhos de Fátima, Francisco, Jacinta e Lúcia, encontram-se classificados como Imóveis de Interesse Público.

 

Lúcia de Jesus
A data de nascimento de Lúcia indicada no assento de batismo é 22 de março de 1907.
“Aos seis anos, faz a sua primeira comunhão, (…). Nessa idade porque assim o exigiam as necessidades da casa, começa a sua vida de pastora. Primeiro, no ano de 1915, os seus companheiros são todas as pequenas e pequenos de Aljustrel e arredores. A partir de 1917, acompanham-na, quase exclusivamente, seus primos Francisco e Jacinta Marto.”

Fonte: Memórias da Irmã Lúcia I. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2007, p.8-9.

 

Francisco Marto
Nasceu em 11 de junho de 1908, em Aljustrel, filho de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus. “(…) Chegou o Francisco. Carapuço enterrado pela cabeça, jaleca muito curta, colete deixando ver a camisa, calças justas, enfim um homem em miniatura. Bela cara de rapaz! Olhar vivo e cara agarotada (…)”.

Fonte: Dr. Carlos de Azevedo Mendes, cit. em Memórias da Irmã Lúcia I. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2007, p.15.
Documentação Crítica de Fátima, vol. I. Fátima: Santuário de Fátima, 1992, p. 96-97 e 389. Grafia atualizada.

 

Jacinta Marto
Nasceu em 05 de março de 1910, em Aljustrel. Com 6 anos tornou-se pastora do rebanho dos seus pais, juntamente com o irmão Francisco Marto. “Chama-se Jacinta de Jesus, tem sete anos de idade (…) Bastante alta para a sua idade, um pouco delgada sem se poder dizer magra, de rosto bem proporcionado, tez morena, modestamente vestida, descendo-lhe a saia até à altura dos artelhos, o seu aspecto é o duma criança saudável, acusando perfeita normalidade no seu todo físico e moral.”

Fonte: Documentação Crítica de Fátima, vol. I. Fátima: Santuário de Fátima, 1992, p. 43, 92-93 e 97. Grafia atualizada.
Memórias da Irmã Lúcia I. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2007, p. 77.

Pontos de Interesse da Rota

Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival

Os Pastorinhos na casa da Senhora Emília

Jacinta Marto sepultada no Cemitério Municipal

Jacinta Marto no Hospital de Santo Agostinho

Os Pastorinhos nas festas de Nossa Senhora da Piedade

Os Pastorinhos na Casa do Administrador

O Administrador e os Pastorinhos, encontros para a História!

O Batismo dos Pastorinhos na Igreja Paroquial de Fátima

Os Pastorinhos na Cova da Iria