Lúcia de Jesus, vidente das Aparições de Fátima em 1917, relata a sua permanência e de Jacinta Marto em casa da senhora Emília, no lugar de Soutaria. Consta que a casa de habitação fora convertida em capela.

 

“(…) A primeira vez que a boa Senhora Emília, de quem falo no segundo escrito sobre a Jacinta, me foi buscar, para me levar ao Olival, a casa do Senhor Vigário, a Jacinta foi comigo. Quando chegámos à aldeia onde vivia essa boa viúva, era noite. Apesar disso, a notícia da nossa chegada não tardou a divulgar-se e a casa da Senhora Emília achou-se logo cercada de inúmeras pessoas.

Queriam ver-nos, interrogar-nos, pedir graças, etc. Havia aí uma piedosa mulher que costumava rezar em sua casa o terço, com as pessoas da pequena aldeia que se queriam juntar a ela. Veio, pois, pedir para lá irmos a sua casa rezar o terço. Quisemos escusar-nos, dizendo que o rezávamos com a Senhora Emília, mas as instâncias foram tantas que não houve outro remédio senão ceder. À notícia de que íamos, o povo correu em massa para a casa da boa mulher, com o fim de apanhar lugar (…) No dia seguinte, saímos de manhãzinha cedo para o Olival, e voltámos só passados uns três dias”.

Fonte: Memórias da Irmã Lúcia I. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 13ª Edição. 2007, p.182.

 

Pontos de Interesse da Rota

Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival

Jacinta Marto sepultada no Cemitério Municipal

Jacinta Marto no Hospital de Santo Agostinho

Os Pastorinhos nas festas de Nossa Senhora da Piedade

Os Pastorinhos na Casa do Administrador

O Administrador e os Pastorinhos, encontros para a História!

O Batismo dos Pastorinhos na Igreja Paroquial de Fátima

Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos

Os Pastorinhos na Cova da Iria