Artur de Oliveira Santos (1884 – 1955). Ativista Republicano, fundou o Centro Republicano de Ourém e dois jornais republicanos no concelho. Presidiu à Câmara Municipal em 1911 e ocupou o cargo de vice-Presidente em 1910 e 1911. Foi Administrador de Ourém por 4 vezes (1915-17; 1919; 1920 e 1924-26).

Enquanto Administrador do Concelho por ocasião das Aparições de Fátima, em 13 de agosto de 1917 trouxe os três Pastorinhos de Fátima para Vila Nova de Ourém, a fim de os interrogar sobre o milagre. As crianças ficaram alojadas em sua casa até ao dia 15 de agosto.

 

“Exercia eu então o cargo de Administrador do Concelho e na madrugada do referido dia 13 (de agosto), tendo deixado de prevenção uma força da G.N. R. na séde do concelho, dirigi-me em companhia do oficial da Administração Cândido Jorge Alho e João Lopes que condusia o carro, à povoação de Aljustrel no intuito de traser os três protagonistas para esta vila (…)”.

Fonte: Relatório do Administrador do Concelho de Vila Nova de Ourém, Artur de Oliveira Santos dirigido ao Governador Civil em 31 de outubro de 1924 cit. em Documentação Crítica de Fátima, vol. IV-3. Fátima: Santuário de Fátima, 2007, p. 184.

 

“Recebidas as creanças em minha casa, onde foram tratadas como meus filhos fossem, apareceu no largo feira da loiça desenas de pessoas, que desejavam falar com as creanças, a que obstei por serem muitas, conseguindo porem uma mulher que encontrei no largo e que me pediu por todos os santos e santas, para só os deixar ver.
Tive que transigir. Na tarde do referido dia alem do comandante da força Dr. António Rodrigues de Oliveira e outras pessoas que me não recordo estiveram a conversar com as creanças e estas entretiveram-se na varanda a brincar com meus filhos e outras creanças”.

Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Ourém: Conjunto documental Família de Artur Oliveira Santos. PT/AHMORM/FAOS.

Pontos de Interesse da Rota

Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival

Os Pastorinhos na casa da Senhora Emília

Jacinta Marto sepultada no Cemitério Municipal

Jacinta Marto no Hospital de Santo Agostinho

Os Pastorinhos nas festas de Nossa Senhora da Piedade

O Administrador e os Pastorinhos, encontros para a História!

O Batismo dos Pastorinhos na Igreja Paroquial de Fátima

Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos

Os Pastorinhos na Cova da Iria