Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival
Longe dos centros de poder, mas no centro de um país a viver tempos novos, marcados pela implantação da República e pela lei da Separação, as Aparições de Fátima fizeram acontecer em Ourém, e neste local, encontros que ficaram para a história, pelo confronto de ideais e concepções de vida, tanto pessoais como sociais.
Estava perto a quarta Aparição e a afluência de povo não parava de crescer… Pensando que tudo não passasse de uma grosseira manipulação do povo, por parte do clero e dos monárquicos, para enfraquecer a República, o Administrador entrou em cena disposto a pôr termo àquela “encenação”, denunciar a instrumentalização das crianças e repor a ordem pública.
Mas o fenómeno de Fátima mostrou-se bem mais complexo e, a presença de um “segredo”, tornou-o ainda mais intrigante, ao ponto de Artur de Oliveira Santos afirmar, em casa do pároco de Fátima: “Isto são coisas sobrenaturais, vamo-nos embora” (Documentação Crítica de Fátima [DCF] I, 2ª Ed., p. 252).
Contudo, o Administrador não desistiria. Por opções pessoais, dever de ofício e pressões ideológicas, embora não acreditasse nas Aparições e sobre elas não se lhe conheça qualquer pergunta feita aos Pastorinhos, não deixaria de lançar mão dos meios ao seu dispor para que elas lhe revelassem o “segredo”.
Desde o recurso à autoridade dos pais e do pároco, até ao tratamento afável em sua casa (DCF IV 3, p. 182-196), passando por ameaças e promessas nos vários interrogatórios (11 a 15 de Agosto de 1917) – de que Lúcia nos fala nas suas Memórias, mas que, infelizmente, da parte dos arquivos da Autarquia, nada nos chegou – de tudo se serviu para conseguir a confissão das crianças.
E não o conseguiu porque os Pastorinhos não estavam dispostos a trocar a beleza sublime da experiência vivida por nada deste mundo!
Padre Armindo Janeiro
Pároco da Paróquia de N.ª Sr.ª da Piedade
Os Pastorinhos na casa do pároco de Olival
Os Pastorinhos na casa da Senhora Emília
Jacinta Marto sepultada no Cemitério Municipal
Jacinta Marto no Hospital de Santo Agostinho
Os Pastorinhos nas festas de Nossa Senhora da Piedade
Os Pastorinhos na Casa do Administrador
O Batismo dos Pastorinhos na Igreja Paroquial de Fátima
Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos
Os Pastorinhos na Cova da Iria