A Vila Medieval de Ourém alberga o passado do concelho, com uma edificação datada do século XII, é considerado um dos mais belos castelos portugueses.
Embora haja vestígios de ocupação humana desde a pré-história, este burgo amuralhado desenvolveu-se sobretudo no período medieval. Após a reconquista aos mouros, foi doado por D. Afonso Henriques à sua filha, D. Teresa, que lhe atribuiu o primeiro foral e o escudo de armas em 1180.
Além do castelo que rodeia a Vila Medieval, há o Paço dos Condes, utilizado como antiga residência do conde D. Afonso; os torreões de entrada; a Igreja da Colegiada; a fonte e o Pelourinho. Ao caminhar pelas estreitas ruas em calçada e descobre-se um património arquitetónico que agrega os estilos gótico, mudéjar, manuelino, barroco e pombalino.
Possui uma bela vista panorâmica do alto da torre.