Espiritualidade

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é local de peregrinação, que faz memória do seu acontecimento fundante, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. O acolhimento pastoral dos peregrinos é elemento primordial da sua missão. O Santuário inclui a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o Recinto de Oração, a Basílica da Santíssima Trindade e o Museu do Santuário com a exposição permanente “Fátima, Luz e Paz”.

Museu do Santuário

Fundado em 1955, o Museu engloba exposições temporárias e permanentes e a Casa-Museu de Aljustrel. Na exposição permanente “Luz e Paz” constam as peças mais importantes do Museu, destacando-se a coroa preciosa, frequentemente ostentada pela imagem de Nossa Senhora em ocasiões importantes ou grandes peregrinações, e a Rosa de Ouro oferecida pelo Papa Bento XVI a Nossa Senhora de Fátima.

Via Sacra - Valinhos

Conhecida como Via Sacra ou Caminho dos Pastorinhos, é um dos mais populares percursos de Fátima. Um dos seus pontos mais emblemáticos é a Loca do Anjo, lugar em que terão ocorrido as aparições do Anjo aos videntes. A Via Sacra tem início na Rotunda Sul e acaba no Calvário Húngaro, onde existe uma capela dedicada a Santo Estevão. A natureza e a paz que se experienciam neste local tornam-no incontornável e único.

Calvário Húngaro

No ponto mais alto da Via Sacra prende-se o Calvário Húngaro e a Capela Santa Estêvão da Hungria. A inspiração da Construção do Calvário Húngaro surgiu por meio de dois sacerdotes húngaros, padre Elias Kardos e padre Luís Kondor, que atentos a Mensagem de Fátima, enxergaram nessa mensagem uma “luz” de Deus para o povo húngaro que vivia sob a pressão da ditadura do comunismo e a perseguição da Igreja após a II Guerra Mundial.

Loca do Cabeço

Em 1916, as 3 crianças estavam na Loca do Cabeço a pastorear, quando apareceu um jovem de mais ou menos 14 ou 15 anos, mais branco que a neve, dizendo: “Não temais, sou o Anjo da Paz, orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam”.

Casa-Museu de Aljustrel

Inaugurada em agosto 1992 com o intuito de mostrar a vivência da aldeia de Aljustrel ao tempo das aparições, a Casa-Museu de Aljustrel, está instalada na antiga residência de Maria Rosa, madrinha de batismo da Lúcia. Os ciclos temáticos que ali tomam lugar (ciclo das profissões, do pão, do traje e da casa), mostrados sobretudo a partir da coleção “Mobiliário, Casa e Trabalho”, conduzem o visitante às primeiras décadas do século XX, cenário dos acontecimentos primordiais da história e da mensagem de Fátima.

Santuário da Nossa Senhora da Ortiga

Segundo a tradição, no Cabeço da Ortiga, apareceu Nossa Senhora a uma pastorinha muda, a quem pediu uma ovelha. O pai ficou espantado com o facto de a filha falar e terá dito que sim à Nossa Senhora, que pediu que se erguesse uma capela no local, o que veio a acontecer em 1758. A capela recebe, em julho, centenas de peregrinos. O local oferece uma vista panorâmica da região e pode chegar lá ao caminhar pela ecovia Fátima – Ortiga.

Percurso Espiritualidade

Scroll to Top