Loca do Cabeço – Anjo da Paz
Ourém
Em 1916, as 3 crianças estavam na Loca do Cabeço a pastorear, quando apareceu um jovem de mais ou menos 14 ou 15 anos, mais branco que a neve, dizendo: “Não temais, sou o Anjo da Paz, orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos.
A Loca do Cabeço, situada na encosta dos Valinhos, é um dos lugares mais marcantes da espiritualidade de Fátima. Foi aqui que, em 1916, os três Pastorinhos tiveram o primeiro encontro com o Anjo da Paz, que lhes apareceu sob a forma de um jovem resplandecente, mais branco do que a neve. Disse-lhes: “Não temais, sou o Anjo da Paz, orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam”. As crianças rezaram por três vezes, prostradas com o rosto em terra, e ouviram ainda do Anjo: ” Orai assim. Os corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz das vossas súplicas”. Esta oração acompanhou os Pastorinhos para sempre.
Envolvida por uma paisagem natural serena, a Loca do Cabeço convida hoje ao silêncio, à reflexão e à oração, sendo parte integrante dos caminhos de peregrinação em Fátima.
