Férias no parque
16 Ago
a19 Ago
16. 17. 18 e 19 ago
Parque Natureza do Agroal
Jogos tradicionais, teatro, dança, observação de estrelas, de morcegos e de aves.
16 e 19 ago
Danças à Beira do Nabão
16 ago. 18:00h e 19 ago. 17:00h
Uma Viagem Dançante pelas margens do rio, pelos sentidos, pelo canto dos pássaros, pela suavidade da Natureza, pelo movimento, pela história e cultura dos diferentes povos e respetivas danças, onde o ritmo, a alegria, a diversão e a criatividade estão presentes. O movimento é a arte de brincar com o corpo.
16 a 18 ago
A Árvore da vida, por malvada – Associação Artística
Parque Natureza do Agroal
10:00h e 16:00h
Sabemos muito pouco sobre as plantas, apesar de habitarem a Terra há muito mais tempo do que nós, seres humanos. Entre as plantas, contam-se algumas das formas de vida maiores e mais pequenas, mais antigas e mais recentes, mais perfumadas e mais fedorentas do planeta. Nesta performance-oficina, somos conduzidos por uma personagem que se chama Acácia, o nome de uma planta trazida dos antípodas para Portugal, devido às suas características exóticas, e que agora é considerada invasora. Esta personagem que conduz a performance transforma a sala de aula num espaço vazio, pleno de possibilidades.
Ela guia os participantes através da poesia, das amostras de exemplares, de imagens e de histórias sobre as plantas. Esses seres diversos que estão por todo o lado, nos parapeitos das janelas, nas hortas, nas ruas, nos jardins, no pátio da escola. ÁRVORE DA VIDA é uma performance, com criação de Ana Luena e José Miguel Soares, que envolve de modo prático e dinâmico os participantes promovendo o gosto pela natureza, pela leitura, pela fotografia e pela arte em geral. Esta criação de elogio às plantas inclui a participação do público na encenação, através de um guião que promove a interatividade em tempo real. A performance cruza texto e música original, poesia, movimento e uma instalação de imagens fotográficas.
Acesso gratuito
Participantes: M/4
916 591 231 | bilheteira.tmo@cm.ourem.pt
4.ª a 6.ª Feira – 13:00h às 19:00h
Dias de espetáculo – 2:00h antes do início
17 e 18 ago
Observação Astronómica no Agroal
21:00h
Observações do céu, à vista desarmada, com binóculos e com telescópios: Identificar estrelas e constelações, reconhecer a Ursa Maior, a Ursa Menor, a Cassiopeia e o Escorpião; identificar a Estrela Polar e lembrar os pontos cardeais; espreitar por um telescópio e ver os anéis de Saturno e as faixas de
Júpiter com luas à sua volta.
6.ª Feira / 18 ago
Falcoaria no Agroal
18:00h
Palestra sobre falcoaria e conservação das espécies de aves de rapina da fauna nacional, com demonstração prática da atividade de falcoaria.
Sábado / 19 ago
Noite dos Morcegos no Agroal
19:00h
A atividade tem início com uma palestra onde se abordam temas relacionados com os morcegos: particularidades da sua morfologia e biologia, importância ecológica e económica, ameaças e vulnerabilidades, com referência a algumas das espécies nacionais, especialmente das que ocorrem na região envolvente ao Agroal. Segue-se uma saída de campo ao início da noite nas imediações do Parque Natureza do Agroal, onde com o auxílio de detetores de ultrassons, se irá tentar perceber que espécies de morcegos estão a utilizar a área e a forma como o estão a fazer.